LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Pensamento


[  J.Vitor ]

Que inquietude saber que pelo além passeia o pensamento! 
Antes, o além do pensamento tinha limite, ele era trancado dentro de um mundo desconhecido. Suas possibilidades de informações eram pelos pergaminhos,  depois evolutivamente pelos papéis, pelos livros e folhetins. Os livros tinham que vencer as náuseas dos oceanos, assim como os homens que iam de um lado para o outro da terra.
A voz para tomar distância, era no grito!
Que diferença! Hoje um pequeno sussurro vara o infinito.

Que inquietante! O processo do aforismo ainda que a sua base não mude, contudo ele é alternado pela época. “O que dizer de quando não tínhamos a informática!” — O comunicar-se era restrito. O pensamento do antes tinha que caminhar milhas para atravessar os países, e tudo começava assim: do cérebro para o papel; do papel para a carta; da carta para o correio; do correio para o nosso portão; do portão para o coração.

Hoje a mensagem do pensamento é ligeira. Da nossa tecla para o satélite, do satélite para o enviado de alguma pessoa; “pessoas” que entram na comitiva de amigos! Amigos que em iguais intervalos de instante se agigantam dentro de nós ampliando culturas diferentes, Amigos que aprendemos a amá-los sem ao menos sabermos a cor dos olhos!  
E assim o mundo vai ficando pequeno, ao quanto, os neurônios vão crescendo, crescendo, até que as pontes se ligam de um estado a outro.

29 comentários:

  1. Qual será a ordem do pensamento?
    Sentimentos?
    Conhecimentos?
    Se começarmos do zero!?
    Dando o Significado do espermatozoide. Do ovulo que capta as informações e se multiplica formando um ser!
    Este feito da vida é igual a construir uma moradia, levam-se os dias até que o seu dono tome posse, assim é a construção humana: o pensamento de imediato vem residir o cérebro; (talvez ainda quando útero esta construindo, ou depois...) O que importa é que o mundo começa das primeiras peças, começa de um ciclo que mapeando por cima, subjetivamente... O pensamento nasce num encontro, num olhar, no desejo, no amor ou vice-versa. o certo é que o pensamento é um menino que gera que toma posse de razões, de atos e atitudes que estão dispostas na herdade da terra!

    ResponderExcluir
  2. O Pensamento é conjunto de vozes que se aninham no cérebro. São como bocas de uma multidão. Conforme o evento e quantidades de convidados são as tantas bocas, bocas que não se calam, conversam entre si, falam, reparam, cobiçam, namoram, formulam frases e fazem galanteios! Na dimensão da vida milhares e milhares de bocas vão se criando de vários estados, por menor que seja o motivo cria-se uma boca.
    São destas bocas que redigimos o livro da vida.

    ResponderExcluir
  3. O pensamento é assim: Surge diante de nós uma necessidade, uma vontade, uma pergunta por aquilo que vemos... É ai que mora o começo que passamos a chamar de tema. Em cima do tema caminhamos. No cérebro temos o fichário daquilo que já aprendemos ou já sabemos. Tem uma parte do cérebro que guarda uma parte da vida (decorada,) ou seja, basta o tema vir em questão que lembrados de toda ocorrência, como também de frases que usamos no dia a dia. No geral, quando o tema é novo, ou de pequena importância temos que elaborar naquele instante o improviso.
    Na verdade, somos uma máquina perfeita! Deletamos frequentemente uma porcentagem acima daquilo que guardamos, sem dizer que o tempo acaba por apagar minúcias do passado.

    ResponderExcluir
  4. Um dia esta máquina pifa, pifa em vida, pifa em morte.
    Então! Despenca-se para a cova, as letras de A-Z.
    Por um tempo a carcaça suporta-se no chão, mas logo vêm os trabalhadores do solo, se alimentam, comem, fazem festas, separa os nutrientes para os seres do futuro.

    ResponderExcluir
  5. Particularmente, acho que o pensamento existe mesmo antes da plena consciência!
    Acredito que há uma determinação no além que guarda o anjo que somos neste desconhecido universo.
    De que mundo viemos!?
    Seja lá qual for; trata-se de uma determinação que já existe no corpo celeste. E como sabemos, individualmente, temos que prestar conta desta nosso novo corpo que que se materializa para definir e difundir as atitudes que teremos e o arbítrio que escolheremos para um dia reintegrar os primeiros pensamentos.

    ResponderExcluir
  6. É de se acreditar que o pensamento seja analítico e intuitivo - O Analítico ajunta-se de todo contexto, seja gramatical, lógico e ilógicos como a fantasia (mentira).
    O lógico trata-se daquilo que vemos, que tocamos, que sentimos, que ouvimos, percebemos por qual seja os sentidos claros
    O intuitivo são das coisas mórbidas, da fantasia (mentira), da suposição, ou da mente que vagueia pela fé e vai além da imaginação... Volto a intuir: O pensamento vagueia em sua primeira moradia!
    Pergunto? Como será esta nova moradia!? Terá a dissolução dos maus pensamentos?
    Terá a anulação dos pensamentos que induzem ao malefício!?

    ResponderExcluir
  7. Olá, José. É verdade... antigamente, se eu mandasse uma carta escrito: 'Oi! Quais as novidades?" Poderia demorar até quinze dias para reeceber uma resposta, que quando me chegasse, já estaria, quem sabe, obsoleta. Foi bom a internet aparecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Foi bom mesmo o surgimento da internet! Hoje temos o mundo e os amigos mais próximo. Não podemos abrir mão desta possibilidade e pensamento que amplia o coração, que alarga os campos, e, nos faz tão ricos... ricos ao ponto de viajarmos sem limites de horizonte!...
      Um grande abraço minha amiga.

      Excluir
  8. Deixe-me voltar aos pensamentos que se criam da amorosidade, que se confabulam de amigos terrenos, de amigos que interagem como chama de alma.
    Não importa a qual porta eles entram, que sejam os daqui, os dali de Portugal os dos Estados Unidos, e os demais que tanto alegram e dão nomes ao meu pensamento.

    ResponderExcluir
  9. Sem falarmos da dinâmica e toda parafernália profunda do pensamento quero ressaltar e dar enfase ao pensamento que pula para o papel, ou através da tecla de onde estamos e corre mundo a fora levando informações ou trazendo informações de quem tecla do outro lado.

    ResponderExcluir
  10. Cássio disse...
    Concordo que o pensamento esteja na categoria das ocorrências.

    Nessa esteira, não haveria grande diferença ontológica entre um cérebro e um computador.

    Mas e o "eu"? o "self"? Aquilo que faz com que eu seja eu e não você? Seria possível a hipótese de que, no futuro, possamos criar uma máquina autoconsciente? Uma máquina que se reconheça como uma entidade em interação com o mundo, como nós o fazemos? Uma máquina com o sentido do "eu"?
    19 de outubro de 2008 04:30

    ResponderExcluir
  11. Wolf Edler disse...
    Realmente o cérebro é um computador biológico de altíssima complexidade. O fator chave de seu desempenho é exatamente este: complexidade. É ilusória a noção de que a simplicidade seja mais eficiente ou eficaz. Muito pelo contrário. O processador de texto Word, por exemplo, é melhor que seus concorrentes exatamente porque seu código fonte é muito mais complexo.
    Quanto ao "eu", a neurociência já está investigando sua natureza em função da anatomia e fisiologia do cérebro, bem como do resto do sistema nervoso e de todo o organismo. Veja-se por exemplo os livros do António Damásio:
    "O Erro de Descartes", "O Mistério da Consciência" e "Em Busca de Espinosa", da Companhia das Letras; como também os de Steven Pinker: "Como a Mente Funciona", "Tabula Rasa" e "Do que é feito o Pensamento"; e ainda, de Paul Churchland: "Matéria e Consciência".
    19 de outubro de 2008 15:04

    ResponderExcluir
  12. Anônimo disse...
    Olá.Onde ocorre o pensamento?Do que são feitas as vozes e imagens do pensamento?O que é a memória?Onde enxergamos as imagens produzidas pelo pensamento?
    O que é a intuição?O que é o inconsciente da onde brotam os pensamentos(Benjamin Libet)antes de os termos conscientemente?O que anima um corpo?

    Obrigado
    17 de abril de 2009 11:32

    ResponderExcluir
  13. Wolf Edler disse...
    O pensamento ocorre no cérebro. É preciso entender que tudo o que está registrado no cérebro provém dos sentidos. Mas, na verdade, a percepção dos sons, imagens, odores, sabores, pressões, dores, frio, calor, equilíbrio e todas as outras possíveis sensações, não se dá nos órgãos sensoriais, mas no cérebro, que interpreta as sensações com base em tudo que tem registrado. E o cérebro pode manipular esses registros de modo a simular uma percepção gerada internamente. É o que acontece quando se pensa ou se sonha (mesmo acordado). Pensamos associando imagens, sons ou palavras que os signifiquem, que têm seu som e sua grafia registrados em conexão com seu significado em diferentes locais do cérebro. O pensamento, o raciocínio, os sentimentos, as emoções, as volições e as decisões, contudo, não precisa ser conscientes, podem se dar num processamento cerebral que não é comunicado ao nível consciente. Isto é o inconsciente, que responde pela maior parte do processamento cerebral. A intuição nada mais é do que um raciocínio inconsciente cujo resultado é levado à consciência. E a consciência é a operação cerebral de municiar a pessoa do conhecimento de algo percebido ou processado. O "eu" é a consciência de si próprio, isto é, uma operação do cérebro em reconhecer-se a si mesmo e ao organismo que o contém como algo distinto do resto do mundo. Tudo isto é gravado nas conexões neuronais que formam a memória. Todas as operações psíquicas, como pensar, sentir, querer, são procedidas sobre os registros da memória, que incluem não só imagens de sensações, mas, inclusive, registro de operações. Tudo isso pode perfeitamente ser reproduzido em um aparato artificial, capaz de ter consciência, emoções etc. Só que ainda não se tem conhecimento tecnológico capaz de tal proeza.
    19 de abril de 2009 11:41

    ResponderExcluir
  14. Wolf Edler disse...
    Quanto à animação, isto é a vida biológica de um organismo, atualmente é uma ocorrência transmitida por organismos vivos precedentes, a mãe e o pai ou só a mãe, quando da partenogênese, do(s) qual(is) provém a célula zigótica que constrói todo o organismo. No caso de unicelulares, na verdade, cada indivíduo é a continuação do precedente em uma cadeia até o primeiro, isto é, as bactérias são eternas. Assim a vida provém da vida em uma sequência ininterrupta. A questão, então é: E o primeiro ser vivo, como se tornou vivo? Este é o problema da biogênese. Estou convencido que o acendimento da chama vital decorreu do atingimento de um nível mínimo de suficiente complexidade na organização dos conglomerados inorgânicos que possibilitou a replicação induzida pelo próprio sistema. Isto é o que significa vida. Posivelmente isto pode estar ainda acontecendo agora nas profundezas oceânicas, mas, nos primórdios do planete, as condições para tal se davam na superfície. Isto é um campo de estudo fascinante.
    19 de abril de 2009 11:52

    ResponderExcluir
  15. Luis disse...
    A mente é um produto do cérebro, o "eu", a sensação de que somos indivíduos separados do resto da existência é um conglomerado de pensamentos, uma identificação com nossa história (fruto da memória) gostos, aversões, etc. Aquilo que pensamos ser nossa essência, que nos distingue dos demais é apenas essa ilusão da mente.
    1 de dezembro de 2011 22:43

    ResponderExcluir
  16. Cissa disse...
    "O pensamento ocorre no cérebro" - isto é fato. "É preciso entender que tudo o que está registrado no cérebro provém dos sentidos" - pergunto e onde fica René Descartes nesta afirmação? Lembre-se: "nossos sentidos nos enganam."
    A comunidade científica já comprovou que o pensamento, aliás, os pensamentos são correntes eletromagnéticas - eletricidade e magnetismo, portanto energia! Para aqueles que "pensam" que o pensamento ocorre DENTRO do cérebro - precisam aceitar que são apenas aparelhos eletromagnéticos e que os pensamentos vêm de fora e não do interior da caixola.
    Para saberem mais sobre o pensamento, recomendo-lhes a leitura dos livros UNIVERSO EM DESENCANTO. Salve!
    9 de fevereiro de 2012 00:04

    ResponderExcluir
  17. Ernesto von Rückert
    Nascido no Rio de Janeiro em 1949 e criado em Barbacena, radiquei-me em Viçosa, Minas, em 1976. Matemático (UNIPAC/UFV), Físico e Cosmologista (CBPF), Professor Universitário Aposentado (Física Geral, Métodos Matemáticos, Mecânica Clássica...

    O que é o Pensamento
    O pensamento trata-se de uma ocorrência que se dá na mente, como um sentimento, uma emoção, uma percepção, uma volição, uma evocação, uma memorização, um raciocínio etc. E mente nada mais é do que a entidade que consiste em um cérebro em funcionamento atual ou potencial. A mente não é o cérebro, mas não existe sem ele. É um epifenômeno do cérebro, isto é, um acontecimento que se estabelece devido a seu funcionamento, que depende de sua constituição, estrutura e dinâmica. O pensamento é como uma música. Ela não existe sem que um instrumento (ou a voz) a produza, mas ela não é apenas o som, mas tudo o que a maneira com que esse som é gerado sequencialmente no tempo seja capaz de produzir, devido á variação da altura, da intensidade, do timbre, do ritmo, da melodia, da harmonia e de todas as demais características. Assim o pensamento é uma sequência de evocações de percepções, de associações, de sentimentos, e de tudo o que o funcionamento do cérebro pode produzir.

    ResponderExcluir


  18. http://www.infoinstitutodaintelgencia.com/ -

    Como o cérebro mantem todos estes neurônios diferentes a comunicarem-se em sincronia?
    - Os neurónios respondem às mensagens uns dos outros, como num "chat" gigante. Um conjunto de neurônios relaciona-se com um outro conjunto de neurônios e é assim que nós temos um diálogo entre componentes diferentes no cérebro.
    É como ter um número enorme de pessoas que juntam as mãos, dançam juntas e fazem círculos sempre em mudança e organizadas de tal maneira que cada membro pertence, em qualquer momento, a algum círculo. Cada dançarino está integrado num movimento particular num contexto particular.

    ResponderExcluir
  19. comentário de: http://www.infoinstitutodaintelgencia.com/

    - Somos mais do que seres com milhões de neurónios que agem sob impulsos eléctricos?
    - Alguns povos acreditam que nós somos algo além dos neurônios, mas naturalmente nós não somos. Nós somos realmente a totalidade da soma da actividade dos neurônios. Nós vivemos como se mandássemos no nosso cérebro, mas não. São os neurônios.

    ResponderExcluir
  20. comentário de: http://www.infoinstitutodaintelgencia.com/

    Esta massa do tecido cinzento húmido que é nosso cérebro é composta assim dos neurônios?
    - O cérebro é o resultado de 550 milhões de anos de evolução dos sistemas nervosos animais. Nosso cérebro, que pesa cerca de 1,350 kgs, tem 100 mil milhões de neurónios. E cada um tem 1.000 a 10.000 sinapses - pontos de contacto entre eles. Um número impressionante.

    ResponderExcluir
  21. comentário de: http://www.infoinstitutodaintelgencia.com/


    - E há a "música" que os mantem todos a dançar juntos?
    - Sim. Essa "música" é "gerada" pelos próprios neurônios. Os neurônios seguem um ritmo que lhes é intrínseco. Geram esta dança eléctrica numa dada freqüência porque têm ritmos similares. Mas como no exemplo dos dançarinos, você pode ter dois grupos a fazerem coisas diferentes ao mesmo tempo. Imagine agora que cada grupo que faz algo representa um aspecto de um evento externo, como uma cor, por exemplo.

    ResponderExcluir
  22. comentário de: http://www.infoinstitutodaintelgencia.com/

    - Esse é o trabalho do cérebro - representar um evento externo?
    - Sim. O cérebro, quando acordado, produz continuamente um retrato do mundo exterior.

    - O cérebro está sempre a funcionar, nunca pára de "dançar"?
    - Sim. Mesmo quando dormimos, o nosso cérebro trabalha imenso. Você pode existir no seus próprios sonhos, nas alucinações ou em pensamentos profundos, ou você pode relacionar-se ao mundo exterior. As pessoas normais querem relacionar-se com o mundo exterior. Mas se você for um esquizofrénico não é capaz disso. Você é consumido por seus pensamentos. Você fica prisioneiro pelo que acontece dentro de sua cabeça.

    ResponderExcluir
  23. Que parte do cérebro assume esta coordenação? Os lóbulos frontais fazem isto, uma outra área faz aquilo....
    - Se nós olharmos o sistema nervoso ele tem bàsicamente duas funções. Uma é sensorial - a habilidade para responder ao mundo exterior - e a outra é a habilidade de fazer algo sobre esse mundo, habilidade de modificar o mundo.E nos sistemas nervosos complexos como o nosso há ainda uma outra: a habilidade de inventar coisas dentro da cabeça que pode depois construir (uma pintura, por exemplo). Em toda a minha vida, desde criança, sempre me surpreendi com a nossa capacidade inventiva: o pintar,o falar,o construir.

    ResponderExcluir
  24. comentário de: http://www.infoinstitutodaintelgencia.com/

    Fazer uma torta, por exemplo.
    - Sim, fazer uma torta que não existia antes. Este exemplo dá-lhe uma idéia da habilidade inacreditável do sistema nervoso. Não somente pode ver ou mover-se, mas pode também construir uma nova realidade. Pode sonhá-la. Desse ponto da vista, é realmente o órgão final. Cada parte do cérebro tem uma função particular dentro do sistema nervoso. O cortex visual tem uma função, os lóbulos frontais têm uma outra função, o sistema auditivo outra... No entanto, quando nós olhamos o mundo extrapsíquico nós vemos as coisas como tendo as propriedades que são inseparáveis dos próprios objectos.

    ResponderExcluir
  25. A relatividade entre pensamento, consciência, cérebro, é bastante amplo, e de certa forma pensado por uma pessoa que não é um estudioso no assunto, assim como eu,( na verdade não sou nada além de uma cabeça implantada daquilo que lê, ouve e tudo mais...)
    Gosto um pouco da filosofia, porém, mesmo esta possibilidade de filosofar está longe dos meus tímidos poemas...

    ResponderExcluir

  26. Para mim é muito confusa a parte física do cérebro. Fica difícil no meu entendimento sua lógica, seu mecanismo.
    Acho muito interessante os estudos específicos, como, dissecar o crânio e junto dos demais cientistas terem o conhecimento dos pulsos elétricos que comandam a área.
    Gostaria de saber exatamente como é feita as separações.
    Gostaria de saber onde ficam armazenados os dados na memória; tanto na memória principal, como também a memória de uso habitual. Por que segundo o que tenho compreendido, existem divisões de funções, ou seja, No cotidiano, o processo do pensamento é elaborado segundo o mundo externo que está diante de nós. Explicando melhor — seria impossível guardar ou tirar na hora toda explanação de um tema acumulado numa espécie de biblioteca humana. A memória tem uma capacidade de uso restrito para caber um tanto daquilo que evocamos como tema importante; o seja, o que não é importante vai sendo esquecido (dispensado como lixo.)

    ResponderExcluir
  27. A maior parte dos pensamentos passa por nós muito rápidos.
    No meu caso tem vezes que sou incomodado por uma frase, e até por um texto que eu acho que é importante. Penso erguer-me do meu ressono, buscar uma caneta e anotar para não perder o pensamento. É ai onde eu percebo a diferença entre pensamentos e memória, e vou além, percebo que o tema tem de ser de ordem muito marcante para que o registro não se perca na memória, caso contrário, no dia seguinte não consigo lembrar naquilo que pensei na noite ou madrugada. Fica claro que a memória só grava coisas estritamente consideráveis, como: Associações que fazemos para gravar um telefone, nomes de pessoas, Ruas, e outros títulos que nós damos ênfase para que fique na caixa de memória principal.

    ResponderExcluir
  28. Fantástico tudo isso !!!!!!


    Bjssss

    ResponderExcluir

Amigos para sempre