LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 13 de maio de 2013

nascimento de uma poesia


[ J. Vitor ]

Ao meio da madrugada meu pensamento sente em seu ventre
agulhadas de uma poesia que quer nascer.  
Suas contrações chegam a ser volume na têmpora da vida.
Giro na cama…
 
Ajeito as frases de um lado para que se possa descansar o outro,
procuro amenizar até que se aprochegue o sono…  
Faço exercícios mentais, assim como fazem as parturientes....

Quem sabe o pensar aquiete e espere pelo amanhecer.
Dos tantos partos que o meu cérebro fez, já não me preocupa mais
saber se terei Aurélio para terminar o livro,
Sei que ao seu tempo...  a natalidade trará os verbos, 
e a qualquer instante a alma se inspirará…



[ José Vitor ]      Delírios da noite

Sento na cadeira da terceira pessoa. Ouço o pronome que vagueia um fio de prosa, que rouba à hora da noite, que faz versos intermináveis.
Vêm para tecer o mais fino poema escrito numa coluna estreita como se fosse um filete cristalino vazado por um vão do teto na rocha. Penso entremear palavras atrevidas da primeira pessoa que me faz versejar outra coluna num amparo paralela a parte. —Tagarela ao mesmo tempo, espera o ponto final que não chega. Olha abaixo, outra vertente, “e o eu também não descansa,” nem mesmo quando topa na vírgula ou esbarra na interrogação. Quando muito exclama quilômetros de letras que vêem pulando da garganta. Cada ela no seu tema distraído. O "eu" e o "ele" emudece, fica pétreo, dá a vez para o pronome que tão logo pára. Não sabe fazer versos só! Quando lá na frente os três juntos ficam pasmados nas inéditas de trivialidades e publicação de um livro de três linhas. Não que sejam poucas, sim, de serem companheiras de maratona que não se sabiam escritas num livro de cabeceira. Acordo. Sento no alto de uma pedra para contemplar a teimosia que jamais pensada numa noite fria de inverno.

…Acordado. Aqui do alto percebo que o diálogo foi a mais pura mentira da noite; — “não existe caderno tal… cumprido no formato do infinito.” Contudo valeu a terapia! Desci da pedra e me pus de corocas na porcelana branca do vaso e passei a fazer um ditado comum!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos para sempre